Escopo dessa política
A Fundacred valoriza a sua privacidade, reconhecendo a necessidade de tratar os seus dados pessoais de forma justa e leal, pois acredita que a Privacidade é a extensão de sua personalidade e que, ao exercer o seu direito, você permite-se exercitar seu desenvolvimento como cidadão(ã) livre.
A Política de Privacidade da Fundacred define os termos relevantes para o tratamento de dados pessoais, obtidos como resultado do uso que você faz das soluções de acesso à educação orquestradas por nós, em parceria com Instituições de Ensino, Prestadores de Serviços Educacionais e demais interessados na sua transformação e desenvolvimento como cidadão, profissional e estudante.
Estamos comprometidos em proteger a confidencialidade, disponibilidade e a integridade das informações que você nos fornece, de acordo com a legislação vigente no Brasil relacionada à proteção de dados e à privacidade.
A presente Política de Privacidade auxiliará a compreender quais os tipos de informações que podemos coletar, como essas informações poderão ser utilizadas, com quem as informações poderão ser compartilhadas e quais os direitos dos titulares no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais..
Quais são as informações pessoais que coletamos?
As informações pessoais que obtemos podem ser coletadas das seguintes formas:
Site: Informações pessoais são coletadas no momento que o usuário interage em nosso site por meio de preenchimento de formulário de contato e depoimentos Os dados coletados incluem nome, e-mail, telefone, CPF, nome da instituição. Somente é necessária a coleta de dados básicos quando o usuário desejar o retorno de seu contato. Todas as informações pessoais são colhidas de maneira justa e não invasiva, com o seu consentimento voluntário. As informações pessoais não são acessíveis a qualquer pessoa fora da função específica para a qual foram coletadas.
Canais de atendimento: O usuário poderá entrar em contato por meio da central de relacionamento, whatsapp, e-mail e contato telefônico. Os dados pessoais são coletados com o objetivo de identificar o usuário, bem como para atender sua solicitação. Esses podem incluir, dentre outros, o nome e o e-mail. Além destes, coletamos qualquer dado pessoal que seja informado espontaneamente pelo usuário.
Newsletter: O usuário pode optar por receber nossa newsletter, contendo artigos e conteúdos educacionais, por meio do cadastro do e-mail. O usuário pode, a qualquer momento, deixar de receber nossas comunicações clicando no link de cancelamento contido no rodapé dos próprios e-mails enviados.
Cookies: Dados pessoais podem ser coletados por meio de cookies. Para mais informações, consulte nossas Políticas de Cookies
Solicitação de Crédito Educacional: O uso de seus dados é essencial para que possamos verificar sua identidade, para permitir que você celebre um contrato de crédito educacional e para que o crédito educacional seja concedido. Também podemos usá-los para manter nossos registros atualizados, para notificá-lo sobre alterações em nossos serviços e para nos ajudar no desenvolvimento de novas soluções em crédito educacional e serviços relacionados à transformação positiva das pessoas por meio do acesso à educação. Para tanto, os dados pessoais coletados são: nome, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento, gênero, estado civil e comprovantes, histórico escolar e comprovante de matrícula.
A coleta dos dados pessoais é realizada por meio do portal do estudante (https://portal.fundacred.org.br), em conjunto com a instituição de ensino através do portal da instituição de ensino (https://portal.fundacred.org.br/ies). O preenchimento do cadastro é realizado pelo estudante ou responsável. Suas informações também podem ser usadas para verificar sua identidade, para administrar pagamentos e poderão ser usadas para análise e proteção ao crédito. Podemos coletar informações de caráter pessoal do seu garantidor/fiador, tais como: dados de identificação e endereço, estado civil e comprovantes, bem como profissão, informações financeiras e comprovante de renda dos últimos 3 meses.
Vestibular Digital para ingresso em Instituições de Ensino: O uso de dados pessoais pode ocorrer quando o titular aderir à utilização de nossa plataforma de avaliação virtual de vestibulandos, disponibilizada às Instituições de Ensino conveniadas à FUNDACRED. No contexto de tratamento de informações de caráter pessoal do Vestibular Digital, poderemos coletar dos titulares de dados pessoais as seguintes informações: nome completo, nome da Instituição, curso, CPF, e-mail e telefone.
Geolocalização: Dados de geolocalização podem ser coletados, caso o usuário autorize a coleta a partir do seu dispositivo. Assim, ao utilizar nossa plataforma, podemos coletar informações sobre sua localização, o que nos ajuda a aperfeiçoar o planejamento e as ações estratégicas de logística. Sua localização está sujeita às configurações ajustadas no seu dispositivo e pode ser determinada por GPS, endereço IP, dados do sensor do seu dispositivo ou por meio de informações transmitidas por itens próximos do dispositivo como, por exemplo, pontos de acesso Wi-Fi, dispositivos com bluetooth ativado e torres de celular.
Candidatos a vagas de emprego: Podemos ter acesso a informações pessoais de candidatos a vagas de emprego, tais como nome completo, telefone, e-mail, área de formação, município de interesse, cargo desejado e quaisquer outras informações fornecidas voluntariamente pelo candidato.
Empregados: Quanto aos dados pessoais coletados de nossos empregados, estes são necessários para que seja efetuado o registro do empregado, em atendimento à legislação trabalhista e execução do contrato de trabalho.
Mídias sociais
A FUNDACRED se utiliza também da Mídia Social para se comunicar e interagir com seus clientes e consumidores, por meio de websites de terceiros como, por exemplo, o Facebook, YouTube, Instagram ou LinkedIn. Estes websites de terceiros são uma tecnologia baseada na Internet que não é operada ou controlada pela FUNDACRED. Ao interagir, compartilhar ou “Curtir” a página da FUNDACRED no Facebook, Instagram, YouTube, ou outra mídia social, você poderá revelar determinadas informações pessoais a FUNDACRED ou a terceiros.
Usamos os “botões sociais” para permitir que os nossos usuários compartilhem ou marquem páginas da web. São botões de sites terceiros de mídias sociais e que podem registrar informações sobre suas atividades na internet, incluindo este site. Por favor, reveja os respectivos termos de uso e políticas de privacidade dessas plataformas para entender exatamente como elas usam suas informações, bem como optar por não receber ou excluir tais informações.
A quantidade de informações pessoais visíveis dependerá das suas próprias configurações de privacidade no Facebook, YouTube e demais mídias sociais.
Finalidade de tratamento e base legal
Apenas coletamos, tratamos e armazenamos seus dados pessoais quando possuímos motivos e bases legais ou legítimas para fazê-lo, conforme indicado abaixo:
Fins | Base legal |
---|---|
Cumprir com termos e condições estabelecidos em contrato, inclusive para tratamento em conjunto com instituições de ensino parceiras. | Necessário para execução de contrato no qual o titular de dados pessoais seja parte. |
Recrutamento e avaliação de aderência à vaga de trabalho. | Justificado com base em nossos legítimos interesses para assegurar que recrutamos os empregados adequados. |
Facilitar a comunicação com você (inclusive em casos de emergência e para fornecer a você informações solicitadas). | Justifica-se com base em nossos interesses legítimos de assegurar comunicação e gestão de emergências adequadas na organização. |
Cumprir requisitos legais. | Necessário para a conformidade com uma obrigação legal à qual estamos sujeitos. |
Monitorar o uso que você faz dos nossos sistemas (incluindo monitorar o uso do nosso site e de quaisquer aplicativos e ferramentas que você utilizar). | Justifica-se com base nos nossos interesses legítimos de evitar não conformidades e proteger nossa reputação. |
Escuta social (identificando e analisando o que está sendo dito sobre a FUNDACRED nas mídias sociais [somente conteúdo acessível publicamente] a fim de perceber sentimento, intenção, disposição e tendências de mercado, além das necessidades de nossos stakeholders para, dessa forma, melhorar nossos serviços.). Usamos os “botões sociais” para permitir que os nossos usuários compartilhem ou marquem páginas da web. São botões de sites terceiros de mídias sociais e que podem registrar informações sobre suas atividades na internet, incluindo este site. | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses em proteger nossos ativos e nossa marca nas mídias sociais, tais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter ou LinkedIn (Por favor, reveja os respectivos Termos de Uso e Políticas de Privacidade dessas plataformas para entender exatamente como elas usam suas informações, bem como optar por não receber ou excluir tais informações). |
Melhorar a segurança e o funcionamento do nosso website, aplicativo, redes e informações. | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de assegurar que você terá uma experiência de usuário excelente e que nossas redes e informações são seguras. |
Oferecer nossos produtos e serviços para você (a menos que você tenha mostrado objeção em relação a tal tratamento). | Justifica-se com base em nossos legítimos interesses de garantir que podemos conduzir e melhorar nosso negócio |
Administrar benefícios aos empregados | Justifica-se com base no consentimento do empregado, caso seja de seu interesse o recebimento de determinado benefício. |
Análise e aprovação de crédito | Justifica-se com base na proteção ao crédito. |
Entrega de informações necessárias aos órgãos governamentais | Para cumprimento de uma obrigação legal |
Compartilhando informação
Forneceremos suas informações pessoais somente a terceiros quando tal transferência for uma parte necessária das atividades que assumimos, quando você nos der consentimento ou quando formos obrigados a fazê-lo por ordem governamental, requisição de órgãos fiscalizadores, lei ou regulamento (por exemplo, quando a divulgação for necessária para fins tributários e fiscais).
Também divulgaremos suas informações em conjunto com as instituições de ensino parceiras e instituições financeiras, prestadores de serviços contratados para realizar serviços em nosso nome, por meio de parceiros comerciais, operadores e fornecedores de serviços que participam, direta ou indiretamente, do desenvolvimento das atividades comerciais da FUNDACRED, tais como: cobranças, processos de pagamento, serviços ao cliente, envio de e-mails, propaganda e marketing, segurança e monitoramento de desempenho, serviços de reparos e manutenção, processamento e cumprimento de ordens e transações, verificação de informações cadastrais de consumidores, pesquisa, guarda de dados e processamento de dados. Tais serviços são contratualmente restritos ou para atender a obrigações legais.
O compartilhamento de informações de caráter pessoal pode envolver a proteção dos interesses da FUNDACRED em qualquer tipo de conflito, incluindo processos judiciais ou administrativos.
Em caso de operações societárias como fusão, aquisição, transformação, cisão, ou uma venda parcial ou total de ativos, poderemos compartilhar, divulgar ou transferir todos os dados dos titulares para a organização sucessora.
Transferência de dados pessoais fora do brasil
Alguns dos prestadores de serviços mencionados acima podem estar localizados no exterior e, nesse caso, a FUNDACRED adota salvaguardas adicionais para a garantia de um nível adequado de proteção de dados pessoais, de acordo com o disposto na legislação aplicável.
Por quanto tempo mantemos seus dados pessoais?
Esta Política de Privacidade se aplica às circunstâncias acima mencionadas durante todo o período em que a FUNDACRED armazenar os dados pessoais. Nós armazenamos e mantemos suas informações: (a) pelo tempo exigido por lei; (b) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (c) pelo tempo necessário para resguardar os direitos da FUNDACRED. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos: (a) quando a finalidade para qual o dado pessoal foi coletado for alcançada, e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade; (b) quando o Titular solicitar a exclusão de seus dados; e (c) quando houver uma determinação legal neste sentido.
Princípios de proteção à privacidade e à segurança de dados pessoais
Cumpriremos a lei e os princípios de proteção de dados, o que significa que seus dados serão:
Segurança da informação
Para assegurar-se de que as suas informações pessoais estão seguras, nós comunicamos as nossas diretrizes de privacidade e segurança aos empregados e parceiros comerciais da FUNDACRED e seguimos estritamente as medidas de precaução com relação à privacidade dentro da empresa.
Nós nos empenhamos em proteger as suas informações pessoais, e aquelas confiadas a nós pelos nossos clientes, por meio de medidas físicas, técnicas e organizacionais que visem reduzir os riscos de perda, mau uso, acesso não autorizado, divulgação e alteração indevida destes dados.
Seus direitos de proteção de dados
Os titulares de dados pessoais têm alguns direitos no que se refere aos seus dados pessoais e podem exercê-los clicando aqui para acessar o Formulário de Requisição de Dados (DSAR) ou por meio do e-mail: privacidade@fundacred.org.br.
São direitos dos titulares:
Como entrar em contato conosco
A FUNDACRED disponibiliza abaixo os dados de contato do Encarregado de Dados Pessoais (DPO), sendo este o responsável por atender toda e qualquer solicitação por parte dos titulares ou da Autoridade Nacional, que estejam relacionados com dados pessoais.
Para qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao tratamento de dados pessoais, favor entrar em contato com o nosso Encarregado de Dados Pessoais:
DPO – Rafael Susskind – contato: privacidade@fundacred.org.br
Se, apesar do nosso compromisso e esforços para proteger seus dados, você achar que seus direitos de proteção de dados não foram atendidos, solicitamos que entre em contato com o nosso DPO. Além disso, você tem o direito, a qualquer momento, de registrar uma queixa diretamente com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, caso entenda que os direitos sobre os seus dados pessoais foram infringidos.
Alterações na política de privacidade
Apesar de nossa Política de Privacidade ter sido apresentada de forma clara, concisa e objetiva, não hesite em consultar o DPO da FUNDACRED, caso sobrevenham dúvidas sobre este importante documento ou mesmo sobre as atividades de tratamento de dados pessoais que realizamos.
A FUNDACRED se reserva no direito de atualizar ou modificar esta Política, em qualquer época e sem aviso prévio. No entanto, publicaremos sempre a nova versão revisada em nosso website. Caso existam alterações na forma em que tratamos dados pessoais, você será informado para verificar se pretende continuar utilizando nossos serviços.